Termografia - Inspeção de motores elétricos | energia.pt

Eficiência Energética

inspeção de motores elétricos

O programa destinado a prevenir as onerosas falhas, nas suas instalações, será aperfeiçoado com a inclusão de imagens térmicas, como técnica de monitorização das condições dos motores elétricos. As imagens térmicas dos motores elétricos revelam as condições operacionais dos mesmos, espelhadas pelas temperaturas superficiais. Essa monitorização é importante como forma de se prevenir muitos defeitos inesperados, em sistemas críticos para os processos industriais, comerciais e institucionais. As medidas preventivas são importantes, pois, quando um sistema crítico falha, aumentam inevitavelmente os custos, exige a relocalização de funcionários e materiais, reduz a produtividade e pode colocar em risco o lucro e mesmo o bem estar de funcionários e/ou clientes, caso a falha não seja corrigida.

Qual é o custo em potencial das falhas?

Poderá analisar cada motor, baseando-se no custo do próprio motor, na duração média das paralisações ocasionadas pela falha de um motor, na mão-de-obra exigida para a substituição do motor etc. É claro que as perdas de produtividade decorrentes das paralisações variam de uma indústria para outra.

Termografia

Esta imagem ilustra um motor frio à esquerda e uma transmissão quente à direita, revelando uma grave anomalia.





Os rolamentos que funcionam corretamente devem apresentar temperaturas mais baixas

contate-nos

Realizamos um estudo para adequar a solução à sua necessidade. Contacte-nos para que o possamos ajudar!

contacte-nos

«Nos termos da obrigação imposta pela Lei nº 144/2015 de 8 de Setembro, em caso de litigio decorrente dos nossos serviços, não nos oporemos ao recurso à Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, mas participaremos na escolha da entidade que procederá nesse sentido por o nosso sector de actividade não ter nenhuma entidade especialmente vocacionada»
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Certificação Ar Condicionado
Fonte: Fluke, Guia de aplicações da termografia à manutenção industrial.