Termografia - Análise de ligações elétricas | energia.pt

Eficiência Energética

análise de ligações elétricas

A termografia é tão adequada à inspeção de sistemas elétricos porque, logo após a sua instalação, os componentes iniciam o seu processo de degradação. Todas as cargas impostas ao circuito, sejam elas vibração, fadiga e envelhecimento, ou até mesmo as condições ambientais (que aceleram a sua corrosão) causam o afrouxamento das ligações elétricas. Estes fatores levarão, eventualmente, à falha do sistema se não forem detetados e corrigidos atempadamente.

A corrosão da ligação aumenta a resistência elétrica, resultando no aquecimento desta. As imagens térmicas podem detetar a falha em desenvolvimento, antes que esta ocorra, prevenindo incêndios e paralisações.

A prevenção apresenta-se assim como a melhor forma de reduzir custos e perdas de produtividade, assim como garantia de aumento na segurança dos funcionários, clientes e das instalações (industriais ou comerciais).

Qual é o custo potencial das falhas?

Caso não seja corrigido, o sobre aquecimento de uma ligação elétrica frouxa ou corroída, poderá queimar um fusível de €5 e interromper toda uma linha de produção. A substituição deste fusível, poderá levar até meia hora (desde a aquisição do mesmo até à sua substituição). O custo desta meia hora, dependendo da indústria, poderá representar numa fundição, por exemplo, um prejuízo de €1000 por minuto.

Quanto vale o tempo da sua empresa?

Contacte-nos para que possamos analisar os seus sistemas elétricos.





termografia

A temperatura das ligações desta bomba evaporadora apresentava-se 50º acima do normal, na fase C.

contate-nos

Realizamos um estudo para adequar a solução à sua necessidade. Contacte-nos para que o possamos ajudar!

contacte-nos

«Nos termos da obrigação imposta pela Lei nº 144/2015 de 8 de Setembro, em caso de litigio decorrente dos nossos serviços, não nos oporemos ao recurso à Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, mas participaremos na escolha da entidade que procederá nesse sentido por o nosso sector de actividade não ter nenhuma entidade especialmente vocacionada»
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Certificação Ar Condicionado
Fonte: Fluke, Guia de aplicações da termografia à manutenção industrial.