Renováveis | energia.pt

Renováveis

Várias são as energias renováveis que poderá utilizar para lhe fornecer a energia necessária para a climatização da sua casa e aquecer a água dos seus banhos (AQS).

Biomassa (lenha ou pellets) ou bomba de calor? Poderá integrar um sistema solar térmico, para aquecimento de águas sanitárias.

Poderá produzir energia elétrica em sua casa, para consumo próprio ou venda à rede, através de um sistema solar fotovoltaico, uma eólica ou uma combinação de ambos.

Conheça as nossas soluções

contacte-nos

solar

A energia solar consiste no aproveitamento da energia produzida pelo Sol e sua conversão em energia útil, quer para a produção de electricidade ou de calor.

Esta energia poderá ser aproveitada através de um sistema solar térmico, para produção de água quente (AQS) que poderá ser utilizada para banhos, ou como apoio ao aquecimento da sua casa (piso radiante hidráulico, por exemplo).

Outra forma de aproveitar a energia solar será através de um sistema solar fotovoltaico, para produção de energia elétrica, que poderá ser vendida à rede (microprodução - produção e venda de energia elétrica à rede, a uma taxa bonificada) ou utilizada para consumo próprio (sistema isolado), através do armazenamento em baterias.

Qual a finalidade do sistema que procura?

Eólica

A energia eólica é obtida através do vento.

Quando o vento passa nas pás do aerogerador, a energia mecânica que as faz girar é transformada em energia elétrica.

Esta energia produzida pode ser armazenada em baterias e utilizada em sistemas isolados para consumo próprio ou pode ser vendida à rede elétrica (microprodução).

Pretende instalar um sistema para

Biomassa

Energia da biomassa é constituída por matérias orgânicas de origem vegetal  que são reaproveitadas para a combustão das mesmas para aproveitamento energético.

Dentro da biomassa, encontra-se as pellets, que são produzidos a partir da reciclagem de desperdícios de madeira e materiais recolhidos nas limpezas de florestas. Estes por sua vez servirão de combustível para caldeiras, salamandras e recuperadores com custos incrivelmente baixos em comparação com os combustíveis normais.

A lenha também é biomassa. Com características diferentes (mais humidade), não permite uma eficiência tão grande como as pellets. 

Que combustível pretende utilizar?

bombas de calor

Pela sua versatilidade e economia, a aerotermia (bomba de calor ar-água) apresenta-se atualmente como a solução ideal para quem pretende climatizar a sua casa recorrendo a energias renováveis. Permite aquecimento no Inverno, arrefecimento no Verão, aquecimento de águas sanitárias e ainda aquecimento de piscinas.

Com as mesmas funcionalidades poderá ainda optar pela geotermia (bomba de calor terra-água). Pelas suas caraterísticas de instalação, torna-se mais dispendiosa do que a aerotermia.

A electricidade representa apenas 25% a 50% da energia calorífica propagada na casa. Na prática, entre 50% a 75% da energia usada para aquecer é gratuita pois é obtida no ar exterior.

Qual a sua opção?

«Nos termos da obrigação imposta pela Lei nº 144/2015 de 8 de Setembro, em caso de litigio decorrente dos nossos serviços, não nos oporemos ao recurso à Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, mas participaremos na escolha da entidade que procederá nesse sentido por o nosso sector de actividade não ter nenhuma entidade especialmente vocacionada»
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Certificação Ar Condicionado